quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PN do Cipó, Chapada Diamantina e Boa Nova

Seis associados do CEO e dois convidados realizaram na primeira quinzena de outubro de 2012 uma excursão de observação de aves tendo como destino em Minas Gerais o Parque Nacional da Serra do Cipó e na Bahia  a Chapada Diamantina e o município de Boa Nova.

A excursão teve um bom resultado ornitológico, acrescentando para todos os participantes um bom número de “lifers” visuais e fotográficos.

Na Serra do Cipó, contamos com a excelente companhia de Gustavo Pedersoli e Fernando, de Belo Horizonte, que indicaram pontos importantes de observação de aves raras da localidade e nos acompanharam em algumas delas.

Legenda: Fernando e Gustavo.
Na localidade Lapinha, município de Santana do Riacho, tivemos um contato fácil com a espécie recém descrita, pedreiro-do-espinhaço. O forte e contínuo vento do local molda a vegetação em alguns lugares.


Legenda: Arvoreta deformada pelo vento.
A bela paisagem do local já antevia o que veríamos no PN do Cipó nos próximos dias.

Legenda: Contrafortes da Serra do Cipó.

Legenda: A caminho do Paraíso.

Para conseguir uma foto melhor do beija-flor valeu até o Jone empoleirar-se sobre uma árvore!

Legenda: Em busca de uma boa foto do beija-flor.
No PN Serra do Cipó conseguimos uma aproximação boa do curiango-da-telha, que permitiu que alguns o fotografassem.  Mas o lenheiro-do-cipó, Asthenes luizae, não deu as caras, mostrou-se bastante temperamental, não se aproximando para uma fotografia.  A insatisfação por não o termos visto bem estampou-no nos rostos de alguns.

Legenda: Gustavo e Jone ainda com esperanças
de verem o lenheiro-do-cipó.
Enquanto isto, outro aproveitou para um descanso e admirar a beleza da paisagem rude da Serra.


Legenda:  Onde estará nosso colega?
Seguimos para  a Chapada dos Guimarães,  pernoitando em Mucugê e depois permanecendo por  mais tempo em Lençóis. Nessa primeira cidade chamou-nos a atenção a beleza de um cemitério sobre as rochas.

Legenda: Cemitério de Mucugê.
Em Lençóis nos contagiamos com a alegria dos militantes políticos, pois chegamos um pouco antes de uma grande carreata, encerrando a campanha eleitoral. No dia seguinte novamente testemunhamos a festa da democracia, com um grande número de pessoas nas ruas comemorando o resultado. E aproveitamos para passear um pouco à noite pelas estreitas ruas históricas.


Legenda: Rua central de Lençóis.
A partir de Lençóis visitamos diversas localidades próximas, destacando-se o Morro do Pai Inácio, onde encontramos e fotografamos três interessantes espécies: o curiango-da-caatinga, o beija-flor-de-gravata-vermelha e o rabo-mole-da-serra. Mas às custas de um bom exercício, com escaladas no morro e caminhadas em meio à caatinga.

Legenda: Quem serão esses dois?
Legenda: Procurando passarinho na caatinga.
Nossa parada final foi em Boa Nova, uma pequena cidade estrategicamente situada entre a caatinga e a mata atlântica.


Aqui contamos com a inestimável ajuda do Josafá e de seu filho Fafá, moradores da cidade e grande conhecedores de sua avifauna, para encontrarmos as espécies endêmicas e raras do lugar, como o gravatazeiro e o joão-baiano. Também a águia-chilena, o torom-do-nordeste e outras.

Em Boa Nova um lugar extraordinário que visitamos foi o Lajedo dos Beija-Flores.

Legenda: Lajedo dos Beija-Flores
Em diversos lugares essa formação rochosa permite o surgimento de primorosos jardins.
Legenda: Ilha de vegetação sobre o lajedo.
Os beija-flores no final da tarde vêm aproveitar o néctar das flores do cactus que só abrem nesse horário.

Legenda: Flores do cactus que atraem beija-flores.
A principal conclusão à qual chegamos nessa viagem foi que das próximas vezes será prudente programarmos de ficar toda uma quinzena em cada um desses lugares, pois muito ainda ficou para ser visto e aproveitado, nesse roteiro de tão belas paisagens, rica avifauna e pessoas tão hospitaleiras.

Texto: Luiz Fernando de A. Figueiredo
Fotos: Luiz Fernando e Israel (“A caminho do paraíso”)

Participantes da viagem: Adilson Amaral, André Ricardo, Flávio Guglielmino, Israel, João Carlos Martins (Jone), Julio Guedes, Luiz Fernando, Ricardo Pires.

Publicação no Blog: Silvia Linhares

3 comentários:

  1. Pena que a Serra do Cipo foi destruida por um incendio. Parabens pela viagem !

    Ernesto

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o relato Luiz Fernando! Agradeço pela ótima companhia no dia que passaram por aqui! Estaremos à disposição para novos passeios por aqui! Grande abraço, Gustavo Pedersoli

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA.
    MORO EM CONGONHAS DO NORTE PRÓXIMO A SERRA DO CIPÓ, SOU APAIXONADO POR ESTA SERRA, LOCAL ONDE NASCI E MOREI ATE OS 15 ANOS DE IDADE.
    JOSÉ JOAQUIM MENDES

    ResponderExcluir